IX ENFOCO

IX ENFOCO

IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS 

“Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisa, práticas e formação de professores”

 

Informamos que os anais do evento já estão disponíveis neste link e no menu ao lado esquerdo da página inicial! Boa navegação pelos trabalhos!

Atenção:

Confira aqui a lista com os trabalhos aprovados para apresentação no evento:

Acesse aqui!

A programação geral das sessões de comunicação oral já está disponível na página de programação.

 

 

Sobre o ENFOCO:

 

O Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO) é um evento organizado pelo FORMAR-Ciências: Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências, da Faculdade de Educação/Unicamp. Trata-se de um espaço para exposições e discussões sobre temas relacionados à formação continuada de professores de Ciências e também um espaço teórico-prático de formação continuada de docentes da Educação Básica.

Na IX edição do ENFOCO, que ocorrerá na Faculdade de Educação/Unicamp, o evento terá como público-alvo os alunos das Licenciaturas, os estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino, professores de cursos de extensão realizados pelo FORMAR-Ciências, profissionais da Educação Básica, bem como professores formadores que atuam na Educação Superior em todo o país.

A edição de 2017 do ENFOCO, que ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de Novembro, terá como objetivo propiciar um espaço de diálogo e discussão entre a Universidade e os diversos profissionais de Educação Básica, por meio das atividades programadas, além de comemorar os 20 anos de existência do Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAR-Ciências. Estruturado numa dinâmica que envolve palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais, o IX ENFOCO terá como tema o “Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisa, práticas e formação de professores”.

Objetivo

  • Propiciar um espaço de diálogo e discussão entre a Universidade e os diversos profissionais de Educação Básica, por meio das atividades programadas.
  • Comemoração dos 20 anos de existência do Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAR-Ciências.

Público alvo

O IX Enfoco tem como público alvo os alunos das Licenciaturas, os estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino, professores de cursos de extensão realizados pelo FORMAR-Ciências e outros, profissionais da Educação Básica, bem como professores formadores que atuam na Educação Superior em todo o país.

Programação

 

Programação geral das sessões de comunicação oral.

Acesse aqui!

 

Inscrições

Estão abertas as inscrições para participar no IX ENFOCO

Para inscrever-se, como participantes do evento acesse o link:  http://www.funcamp.unicamp.br/eventos/IXENFOCO

 

A participação no evento poderá ocorrer nas categorias “com apresentação de trabalho” ou “ouvinte”.

A participação no evento poderá ser como:

  1. Ouvinte (inscrição até 09/11);
  2. Comunicação oral com submissão de resumo expandido (envio do resumo até 11/06); Prazo prorrogado até 21 de agosto. A divulgação dos resultados será no dia 21 de setembro.
  3. Comunicação oral com submissão de resumo expandido e trabalho completo (envio até 30/09 no caso de aprovação do resumo expandido). A submissão de trabalho completo será opcional para o/a participante. O trabalho completo também passará por um processo de avaliação. Prazo prorrogado até 21 de novembro para envio do trabalho completo.

Poderão ser inscritos resumos expandidos e trabalhos completos como relato de pesquisa ou relato de experiência, sendo que cada participante poderá enviar um resumo/trabalho como primeiro autor, sendo ilimitado o número de participações como coautor.

As normas de elaboração do resumo expandido e do trabalho completo estão no arquivo disponível nesse link.

Importante: O resumo/trabalho deverá ser enviado através do e-mail:  ixenfoco@gmail.com

A taxa de inscrição será de R$50,00 até o dia 21/10.  Data limite para o pagamento da taxa para os participantes que irão apresentar trabalhos.

Após o dia 21 de outubro a taxa de inscrição será R$75,00. Participantes ouvintes poderão se inscrever até a data do evento.

Divulgação das circulares

Para obter mais informações sobre o evento, leia as circulares abaixo.

Primeira Circular do IXEnfoco – 2017:

Acesse nesse link (Circular 1)

Segunda Circular do IXEnfoco – 2017:

Acesse nesse link (Circular 2)

Terceira Circular do IXEnfoco – 2017:

Acesse nesse link (Circular 3)

Normas para envio de trabalho completo

Para envio de trabalhos completos,  é necessário seguir as seguintes normas técnicas para apresentação dos textos:

Ser digitado em editor de texto Microsoft Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

  1. Não conter nenhum tipo de formatação. Os títulos e subtítulos devem ser destacados com um duplo Enter antes e depois do texto. As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de texto (uma tabulação) em fonte Times New Roman corpo 10. As notas de rodapé, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e digitadas no ao longo do artigo. As referências aos autores no decorrer do texto devem obedecer ao modelo (Sobrenome do autor, data, página) e diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser indicados, com o acréscimo de uma letra depois da data.
  2. As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR-6023/2002).
  3. Registrar a submissão via envio ao correio eletrônico do ENFOCO (ixenfoco@gmail.com).
  4. Observar a ortografia oficial e fazer constar, na primeira lauda do original, o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor (es), vínculo institucional, maior titulação acadêmica.
  5. Os trabalhos completos devem conter, no mínimo, 8 páginas e, no máximo, 10 páginas.
  6. Colocar os quadros, gráficos, mapas, entre outros, em folhas separadas do texto e em arquivo à parte (nos quais devem ser indicados os locais onde serão inseridos), devendo ser numerados, titulados corretamente e com indicação das fontes que lhes correspondem.
  7. Fazer um resumo indicativo e informativo, em português com no máximo 150 palavras.
  8. Para que haja indexação do texto, o autor deve indicar as palavras–chave (mínimo três e no máximo seis) do artigo completo.”

Prorrogação do prazo: Envio de trabalhos completos até dia 21/11.

Instruções para as apresentações

Instruções aos autores/apresentadores para as sessões de comunicação oral:

  1. As sessões de comunicação oral foram estruturadas de acordo com afinidade temática dos trabalhos. Dessa forma, a comissão organizadora salienta que não irá alterar os horários de apresentação.
  2. As sessões de comunicação oral irão durar 2 horas e serão compostas por até 8 trabalhos diferentes. Cada trabalho deverá ser apresentado em até 10 minutos (tempo máximo).
  3. O tempo restante das sessões de comunicação oral será destinado à discussão coletiva dos trabalhos pelo grupo. Pedimos o cuidado aos apresentadores de não ultrapassarem o tempo limite, visando otimizar a discussão coletiva.
  4. Para apresentação oral os autores e apresentadores poderão contar com aparelhos do tipo data-show para projeção de slides. Não há modelo padrão para os slides, porém sugerimos o uso de fundo branco e fontes de cor preta, tamanho mínimo 20, nos slides a serem utilizados.
  5. Aos autores que tiverem possibilidade, recomendamos que levem notebooks para utilização das salas do prédio anexo da FE, visando facilitar os trabalhos.
  6. Ao final das comunicações orais, os autores receberão os certificados de apresentação dos trabalhos, a serem entregues pelo coordenador da sessão. Os trabalhos apresentados serão publicados em suas versões finais nas atas do evento.
  7. As sessões de comunicação oral ocorrerão no prédio anexo da Faculdade de Educação (FE), no prédio principal da FE e no bloco das salas de aula e laboratórios do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). O prédio anexo fica localizado ao lado do prédio principal da FE, onde está o Salão Nobre e a sala LL03. Para acessar o prédio anexo, os participantes deverão procurar e subir a escadaria próxima à cantina da FE. Já o IFGW está localizado ao lado do prédio principal da FE, do outro lado da avenida Bertrand Russell. Em caso de dúvidas referentes à localização, procure os monitores e a comissão organizadora do evento.

Minicursos e Oficinas

Verifique abaixo os minicursos e oficinas que serão oferecidos no IXENFOCO

 

1. Geoideias: práticas de Geociências na Educação Básica.

Responsável: Prof. Dr. Roberto Greco (IG – Unicamp)

Esse minicurso apresenta e explica algumas das atividades para o ensino de geociências em sala de aula disponíveis no site http://www.earthlearningidea.com/. Esse projeto foi lançado em 2008 no Ano Internacional do Planeta Terra e já tem um acervo de mais de 200 atividades traduzidas em outras línguas, inclusive em língua brasileira para uma equipe do Instituto de Geociências da Unicamp. Essas atividades se baseiam em uma pesquisa de aceleração cognitiva. São atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula com materiais simples e de baixo custo para intender melhor processos das geociências. Tem atividades que são utilizam a imaginação e a criatividade dos alunos. Em algumas atividades o professor apresenta modelos, em outras os alunos participam de forma ativa. Mais de 3 milhões de downloads realizado para professores ao redor do mundo dá uma dimensão do sucesso da iniciativa.

Local: Sala ED01 – Prédio Anexo

 

2. Mídias e Educação Escolar em Ciências.

Responsáveis: Profa. Dra. Claudia Amoroso Bortolato (PECIM – Unicamp); Profa. Ma. Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias (PPGE – Unicamp); Prof. Me. Henrique de Carvalho Calado (PPGE – Unicamp)

A partir dos estudos da História das Disciplinas Escolares (Goodson, 1997, 2001, 2011; Iglesias, 2014) e Teorias de Currículo (Lopes e Macedo, 2011), serão discutidas questões sobre interdisciplinaridade (Rosa, 2007; Veiga Neto, 2011; Petrucci-Rosa e Bortolato, 2013; Moura, 2014) e as propriedades do uso de mídias na sala de aula (Bortolato, 2015). Os professores são tomados como sujeitos da experiência e narradores que constituem suas práticas por meio de diferentes táticas. No conjunto de tais pesquisas, pretende-se também focalizar os resultados advindos de investigação que mapeia os movimentos em torno da formação disciplinar/interdisciplinar.

Local: Sala ED02 – Prédio Anexo

 

3. Uso de massa de modelar como estratégia didática para o Ensino de Botânica.

Responsável: Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos (IFSP São Roque)

Modelos tridimensionais podem ser excelentes ferramentas para aprender e ensinar botânica. A construção de estruturas variadas de plantas (flores, frutos, raízes, caules etc.) por meio de massa de modelar e materiais de baixo custo é apoiada por diversos autores. Esta oficina é constituída por uma parte teórica e uma parte prática, durante a qual os participantes coletarão material botânico nas imediações da Faculdade de Educação da Unicamp e confeccionarão estruturas botânicas com os materiais didáticos. Ao final da oficina, os participantes comentarão brevemente sobre suas produções, dificuldades e potencialidades para o ensino de botânica em diversos níveis educacionais.

Local: Sala ED04 – Prédio Anexo

 

4. O tratamento interdisciplinar nos Livros Didáticos de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Responsáveis: Prof. Me. Diego da Silva Gallet (Prefeitura Municipal de Campinas); Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PPGE – PUC Campinas)

O presente minicurso tem por objetivo proporcionar uma reflexão acerca de atividades interdisciplinares trazidas pelos Livros Didáticos de Ciências por meio sua identificação e análise nos livros de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz das concepções sobre a temática “interdisciplinaridade” que serão abordadas ao longo do minicurso.

Local: Sala ED05 – Prédio Anexo

 

5. Criação de Jogos digitais integrado ao currículo de ciências.*

Responsáveis: Profa. Ma. Elaine Silva Rocha Sobreiro (Centro Educacional Pioneiro e HackEduca); Profa. Ma. Verônica Gomes dos Santos (Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e HackEduca)

Nesse minicurso os participantes terão a oportunidade de conhecer a programação básica em Scratch, aprendendo a criar jogos para iniciantes, integrados aos conteúdos curriculares de ciências do ensino fundamental. O Scratch consiste em uma linguagem de programação por blocos fácil e acessível para alunos à partir de 8 anos de idade e permite criar jogos, animações, simulações, narrativas animadas, dentre outros, de acordo com a criatividade do autor. É utilizado na educação por educadores de diferentes segmentos (desde os anos iniciais do ensino fundamental à universidade). No Ensino de Ciências permite trabalhar com uma diversidade de possibilidades. O participante aprenderá a criar um jogo digital, além de ter base para pesquisar e se aventurar em outras propostas utilizando o Scratch.

Local: Sala ED06 – Prédio Anexo

* Para essa oficina as ministrantes solicitam aos participantes que puderem que levem seus notebooks para o desenvolvimento das atividades propostas.

 

Instruções gerais aos participantes:

  1. Cada oficina e minicurso terá o limite de até 40 participantes inscritos.
  2. Os certificados referentes à participação serão entregues após a realização das oficinas e minicursos.
  3. O prédio anexo da Faculdade de Educação (FE) é o mesmo local em que ocorrerão as sessões de comunicações orais no dia anterior (10/11).
  4. Para as inscrições nos minicursos, aguarde orientações em breve.

Comissão Organizadora

Adriana Regina de Oliveira Couto

Alessandra Aparecida Viveiro

Aline Tatiana Ribeiro Venerando

Carla Terra

Daniel Matsuzaki

Elaine Silva Rocha Sobreira

Fernando Santiago dos Santos

Ivan Amorosino do Amaral

Jessica Prudencio Trujillo Souza

João Vilhete Viegas D`Abreu

Jorge Megid Neto

Juliana Pedro Barbi

Juliana Rink

Karina Calça Mandaji

Karina Luiza Fernandes

Luciana Bortoletto

Marcela D’Ambrosio

Marcelo D’Aquino Rosa

Mariana Mendonça Gobato

Matheus Fraga Rodarte

Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti

Sérgio Oliveira

Silvana Roberto

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Claudia Amoroso Bortolato

Denis Peixoto

Elaine Silva Rocha Sobreira

Emerson Nunes da Costa Gonçalves

Felipe Bastos

Fernando Santiago dos Santos

Frederico Augusto Toti

Gabriela Furlan Carcaioli

Gildo Girotto

Gláucia Barbosa

Glória Lúcia Magalhães

Guilherme Trópia Barreto de Andrade

Graziela Del Mônaco

Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias

Jefferson de Lima Picanço

Jessica Prudencio Trujillo Souza

João Vicente Alfaya dos Santos

João Vilhete Viegas D’Abreu

Jorge Megid Neto

José Pedro Simas Filho

Juliana Rink

Karina Calça Mandaji

Laís Goyos Pieroni

Larissa Zancan Rodrigues

Leonir Lorenzetti

Letícia Estevão Moraes

Maína Bertagna Rocha

Marcelo D’Aquino Rosa

Marcelo Zanotello

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid

Marilac Luzia de Souza Leite Sousa Nogueira

Marilisa Bialvo Hoffmann

Mário Cézar Amorim de Oliveira

Mauricio Compiani

Narjara Zimmermann

Paulo Marcelo Marini Teixeira

Pedro da Cunha Pinto Neto

Pedro Neves da Rocha

Priscila Kabbaz Alves da Costa

Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes

Rodrigo Diego de Souza

Roque Ismael da Costa Güllich

Silvana Roberto

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa

Thiago Mendonça

Tiago Venturi

Anais edição anterior – ENFOCO 2015

Conheça os trabalhos apresentados no Enfoco 2015!

Anais – Enfoco 2015

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Anais_ENFOCO2015

Anais do ENFOCO – 2017

Conheça os trabalhos apresentados no ENFOCO – 2017!

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Anais – ENFOCO 2017