Livros

1)  FRACALANZA, H., AMARAL, I.A., GOUVEIA, M.S.F. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo : Atual, 1987. 124p. (Coleção Projeto Magistério).

DESCRIÇÃO: Este livro foi escrito com a intenção de contribuir para a reflexão sobre diversos aspectos do ensino de ciências que é praticado em nossas escolas, especialmente nas séries iniciais do primeiro grau. Foi escrito para todos aqueles que, de alguma forma, se interessam pelo ensino de ciências. Principalmente com o intuito de fornecer uma antevisão dos problemas concretos enfrentados na prática diária para os futuros professores de primeiro grau e também para os que já lecionam nesse nível de escolaridade. 

 

2) FRACALANZA, Hilário, MEGID NETO, Jorge (orgs.). Campinas: Komedi/Faculdade de Educação da Unicamp, 2006. 224p.

  • Co-autores: Hilário Fracalanza, Jorge Megid Neto, Eloísa de Mattos Höfling, Flávia de Barros F. Leão, Ivan Amorosino do Amaral, Antonio Carlos R. de Amorim, Silvia Maria Serrão.
  • Nota: o livro pode ser adquirido a preço de custo no Setor de Publicações da FE-Unicamp, Fone 19-3521.5602, mike@unicamp.br , ou pelo site da editora www.komedi.com.br.

 

DESCRIÇÃO: Este livro destina-se ao pesquisador, ao formador de professores de Ciências e também aos professores que atuam no ensino de Ciências. Os textos permitem ao leitor tanto a compreensão de aspectos da política nacional sobre o livro didático, praticada pelo PNLD (FNDE/MEC), como algumas das particularidades da aplicação dessa política, nos últimos anos, no que se refere aos livros didáticos de Ciências. Os textos também possibilitam entender, no contexto da educação brasileira, elementos da história e da metodologia do ensino das Ciências Naturais e de sua relação com os manuais escolares, especialmente na Educação Básica. Mas, acima de tudo, contribuem para perceber os acertos, os equívocos e, também, os limites e as possibilidades da produção acadêmica, nos seus embates com a indústria cultural e o mercado editorial dos livros didáticos, para a elucidação das condições de produção do ensino de Ciências praticado no Brasil.