Integrantes

Docentes

Alessandra Aparecida Viveiro

Currículo Lattes


Fernando Jorge da Paixão Filho

Currículo Lattes


Fernando Santiago dos Santos

Currículo Lattes


Ivan Amorosino do Amaral

Currículo Lattes


João Vilhete Viegas d'Abreu

Currículo Lattes


Jorge Megid Neto

Currículo Lattes


Juliana Rink

Currículo Lattes


Sandro Tonso

Currículo Lattes


Pós-Graduandos

Alexandre Shigunov Neto

Título do projeto:O estado da arte da formação inicial de professores de Física: a pesquisa acadêmica brasileira em dissertações e teses no período compreendido entre 1980 e 2017

Orientador: Jorge Megid Neto

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Carla Nayelli Terra Silva

Título do projeto:Tendências da Produção Acadêmica sobre Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Análise de Dissertações e Teses Brasileiras (1972-2016)

Orientador: Jorge Megid Neto


Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura

Título do projeto:Ciência para todos: o papel das feiras de ciências escolares no letramento científico de estudantes do semiárido potiguar

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Érika Fabiola da Silva Maia

Título do projeto:Práticas avaliativas nas pesquisas da área de Ensino de Ciências nos finais do Ensino Fundamental [1972-2016]

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Fábio Gabriel Nascibem

Título do projeto:Espaços Educadores em Iniciativas de Recuperação de Áreas Degradadas.

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Jessica Prudencio Trujillo Souza

Título do projeto:Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental”

Currículo Lattes


Jessica Prudencio Trujillo Souza

Título do projeto:Ambientalização Curricular no Ensino Superior

Orientador: Sandro Tonso

Ingresso: 2016

Currículo Lattes


Karina Calça Mandaji

Título do projeto:Projeto “Brincando com a Luz” na Educação Infantil

Orientador: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão Filho ( Co-orientador )


Karina Luiza da Silva Fernandes

Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil

Orientador: Jorge Megid Neto


Karina Luiza da Silva Fernandes

Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil

Orientador: Jorge Megid Neto


Leticia Dias Candido

Título do projeto:A linguagem matemática nas práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estado da arte de teses e dissertações nacionais (1972-2016)

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Maira Martins Trentin

Título do projeto:A relação entre seres humanos e animais não-humanos na formação de professores: intersecções entre Educação Ambiental crítica e o conceito de esquizofrenia moral de Gary Francione.

Orientador: Sandro Tonso

Ingresso: 2020

Currículo Lattes


Marcelo Esteves de Andrade

Título do projeto:título não informado

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Núria Araújo Marques

Título do projeto:Ensino de Ciências para Crianças: (re) conhecendo a diversidade alimentar no contexto escolar

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro

Ingresso: 2018

Currículo Lattes


Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon

Título do projeto:Educação em Astronomia nos Anos Iniciais

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro

Ingresso: 2018

Currículo Lattes


Sérgio Leandro de Oliveira

Título do projeto:Continuidade em Práticas de Educação ambiental na Escola: Análise de projetos esenvolvidos em escolas de ensino fundamental da rede estadual de Campinas

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Silmara Rodrigues Domingues

Título do projeto:Recursos audiovisuais em livros didáticos das disciplinas científicas do Ensino Médio: análise de sugestões e propostas

Orientador: Jorge Megid Neto

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Silvana Roberto

Título do projeto:Currículo de Ciências: estudo de registros e documentos ao longo de sua trajetória no Estado de São Paulo

Orientador: Jorge Megid Neto

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Silvana Roberto

Título do projeto:Sequência Didática sobre Dengue: Uma Proposta Pedagógica Desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental

Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho, Jorge Megid Neto ( Co-orientador )

Currículo Lattes


Thamires De Souza Nascimento

Título do projeto:As pesquisas sobre Ensino de Química e a Educação Inclusiva (1972-2016): um estado da arte baseado em teses e dissertações

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Thiago Scaquetti De Souza Lopez

Título do projeto:Características das Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental no Brasil - Um Estado da Arte (1980-2016)

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2019

Currículo Lattes


Valéria Aparecida de Oliveira

Título do projeto:A Educação em Astronomia na Formação Inicial de Professores de Física: Uma análise da produção acadêmica nacional.

Orientador: Juliana Rink

Ingresso: 2020

Currículo Lattes


Egressos

Adriana Regina de Oliveira Couto

Título do projeto:Educação Ambiental: Construção de um processo formativo na Educação Infantil em uma perspectiva crítica

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro


Alessandra Rodrigues Garcia de Lucena

Título do projeto:O professor que aprende enquanto ensina


Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

Título do projeto:Escola e acontecimentos: desdobramentos professora-pesquisadora-material didático


Alik Wunder

Título do projeto:“Encontro das águas” na barra do ribeira: imagens entre experiências e identidades na escola.


Aline Rodrigues Kazitoris

Título do projeto:Argumentação e Ensino de Ciências: tendências da pesquisa nacional entre 1972 e 2014

Orientador: Jorge Megid Neto


Aline Tatiana Ribeiro Venerando

Título do projeto:As árvores que nos cercam: O trabalho com Botânica na Educação Infantil

Orientador: Fernando Santiago dos Santos

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Alyne Franco Brandão Belizário

Título do projeto:A construção de conhecimentos em um Projeto de Horta numa classe de 2º ano do Ensino Fundamental

Orientador: Jorge Megid Neto


Ana Lúcia Crisóstimo

Título do projeto:Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em educação ambiental: a busca do gesto musical autônomo.

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


Ana Maria de Brito Aires

Título do projeto:Contribuições da disciplina elementos de geologia para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-S.P.

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


André Pietsch Lima

Título do projeto:Escritos sobre encontros, integração e currículo


Bruno Bernardo Galindo Lopes

Título do projeto:Livros Didáticos de Física e as inovações da pesquisa em educação em ciências

Orientador: Jorge Megid Neto


Daniela Franco Carvalho Jacobucci

Título do projeto:A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil

Orientador: Jorge Megid Neto


Daniel Fernando Matsuzaki da Silva

Título do projeto:Ciências Naturais: observação intencional, problematização e construção de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Débora Alexandra Casagrande Santos

Título do projeto:Educação ambiental: práticas e concepções em quatro organizações governamentais no estado de São Paulo.


Deise Dias Fahl

Título do projeto:Marcas do ensino escolar de ciências presentes em Museus e Centros de Ciências: um estudo da Estação Ciência – São Paulo e do Museu Dinâmico de Campinas MDCC

Orientador: Jorge Megid Neto


Edilson Duarte dos Santos

Título do projeto:A experimentação no ensino de ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995

Orientador: Jorge Megid Neto


Elaine Silva Rocha Sobreira

Título do projeto:Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências para Crianças : Autoria e Interações em uma Proposta Educativa Explorando o Tema Energia

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )


Elenise Cristina Pires Andrade

Título do projeto:Ser ou tornar-se humano: a concepção de ambiente na proposta curricular de ciências do Estado de São Paulo

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


Eneida Ferro Rocha

Título do projeto:A prática pedagógica: rupturas e adaptações, avanços e recuos


Érica Speglich

Título do projeto:Entre as asas da Serra


Fabiana Aparecida de Carvalho

Título do projeto:Outros… com textos e passagens: Traços biológicos em obras de Monteiro Lobato


Fernanda Malta Guimarães

Título do projeto:Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências

Orientador: Jorge Megid Neto


Flávia de Barros Ferreira Leão

Título do projeto:O que avaliam as avaliações de livros didático de ciências 1ª a 4ª séries do Programa Nacional do Livro Didático?

Orientador: Jorge Megid Neto


Gilberto Luiz de Azevedo Borges

Título do projeto:Formação de Professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar


Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira

Título do projeto:Os sons do ambiente - uma possibilidade de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da educação infantil

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro


Hosana Salete Curtt da Silva

Título do projeto:Artigos de divulgação científica e o ensino de ciências: concepções de ciencia, tecnologia, sociedade

Orientador: Jorge Megid Neto


Hylio Laganá Fernandes

Título do projeto:A fotografia como mediadora subversiva na produção do conhecimento


Isack Rocha Soares

Título do projeto:Analogias quantitativas em infográficos como estratégia didática no ensino de Ciências

Orientador: João Vilhete Viegas d'Abreu

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Jorge Chinen

Título do projeto:O ambiente e o ensino de ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação continuada


Juliana Chioca Lopes Marteleto

Título do projeto:O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia.

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


Juliana Silva Pedro Barbi

Título do projeto:Abordagem de Saúde em livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental

Orientador: Jorge Megid Neto


Laura Orsi Machado

Título do projeto:O Ensino de Ciências em escolas alternativas

Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro

Ingresso: 2017

Currículo Lattes


Lenir Morgado da Silva

Título do projeto:Estratégias de utilização de registro de representação semiótica na resolução de problemas matemáticos.


Lilian Pereira Cruz

Título do projeto:Influências do “Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo” na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas

Orientador: Jorge Megid Neto


Lucimara Del Pozzo

Título do projeto:As atividades experimentais nas avaliações dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010

Orientador: Jorge Megid Neto


Marcela D’Ambrosio

Título do projeto:Ensino de evolução na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de livros didáticos

Orientador: Fernando Santiago dos Santos


Marcelo D’Aquino Rosa

Título do projeto:O uso do livro didático de Ciências por professores e alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um estudo de abrangência nacional

Orientador: Jorge Megid Neto


Marcelo Giraldi de Castro

Título do projeto:Entre especificidades e diferenças: olhares para representações de uma escola rural do município de Piracicaba, SP


Maria Clotilde Correa Curado

Título do projeto:Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência – um estudo de caso.


Maria da Conceição Rosa Cabral

Título do projeto:O paradigma mecanicista e a educação ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de ciências do Estado do Pará.

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


Marilac Luzia de Souza Leite Sousa Nogueira

Título do projeto:Práticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estude de teses e dissertações

Orientador: Jorge Megid Neto


Mateus de Fraga Rodarte

Título do projeto:Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema Ensino de Sistemática Filogenética para professores Ciências e Biologia

Orientador: Fernando Santiago dos Santos


Paulo Marcelo Marini Teixeira

Título do projeto:Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004) : um estudo baseado em dissertações e teses

Orientador: Jorge Megid Neto


Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes

Título do projeto:Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas series iniciais da escolarização (1972-2005)

Orientador: Jorge Megid Neto


Regina Célia Pinheiro da Silva

Título do projeto:Pesquisas sobre formação de professores / educadores para abordagem da educação sexual na escola.

Orientador: Jorge Megid Neto


Regina Helena Lombardo Perez

Título do projeto:Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de ciências.


Regina Helena Lombardo Perez

Título do projeto:Progressão continuada: mais um capítulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo.


Salatiel dos Santos Hergesel

Título do projeto:A participação do sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo (APEOESP) na formação político – pedagógica do professor.


Sílvia Maria Serrão

Título do projeto:Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da Reserva da Mata Santa Genebra, Campinas-SP.


Simone Cristina de Freitas Mesquita

Título do projeto:Projeto “O calendário e a medida do tempo”: ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Orientador: Jorge Megid Neto


Susana Oliveira Dias

Título do projeto:Quando o conhecimento encorpa em tela: imagens de um encontro entre a escola e a universidade.

Orientador: Ivan Amorosino do Amaral


Tânia Maria Lima Beraldo

Título do projeto:Caminhos do curso de pedagogia na modalidade parcelada: percalços e avanços de uma experiência desenvolvida pela UFMT no interior de Mato Grosso.