Integrantes
Docentes
Aldo Aoyagui Gomes Pereira
Alessandra A. Viveiro
Fernando Jorge da Paixão Filho
Flávia Linhalis
Guilherme Stecca Marcom
Ivan Amorosino do Amaral
João Vilhete Viegas d'Abreu
Jorge Megid Neto
Juliana Rink
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti
Sandro Tonso
Tatiana Schneider Vieira de Moraes
Pós-Graduandos
Carla Nayelli Terra Silva
Título do projeto:Tendências da Produção Acadêmica sobre Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Análise de Dissertações e Teses Brasileiras (1972-2016)
Orientador: Jorge Megid Neto
Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura
Título do projeto:Ciência para todos: o papel das feiras de ciências escolares no letramento científico de estudantes do semiárido potiguar
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2019
Daniel Fernando Matsuzaki da Silva
Título do projeto:Ciências Naturais: observação intencional, problematização e construção de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho
Ingresso: 2017
Érika Fabiola da Silva Maia
Título do projeto:Práticas avaliativas nas pesquisas da área de Ensino de Ciências nos finais do Ensino Fundamental [1972-2016]
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Jessica Prudencio Trujillo Souza
Título do projeto:Ambientalização Curricular no Ensino Superior
Orientador: Sandro Tonso
Ingresso: 2016
Jessica Prudencio Trujillo Souza
Título do projeto:Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental”
João Pedro Mardegan Ribeiro
Título do projeto:
Karina Luiza da Silva Fernandes
Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil
Orientador: Jorge Megid Neto
Karina Luiza da Silva Fernandes
Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil
Orientador: Jorge Megid Neto
Marcelo Esteves de Andrade
Título do projeto:título não informado
Orientador: Alessandra A. Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )
Ingresso: 2019
Nayara Cristina Borges Vital Santos
Título do projeto:
Silmara Rodrigues Domingues
Título do projeto:Recursos audiovisuais em livros didáticos das disciplinas científicas do Ensino Médio: análise de sugestões e propostas
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Silvana Roberto
Título do projeto:Sequência Didática sobre Dengue: Uma Proposta Pedagógica Desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental
Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho, Jorge Megid Neto ( Co-orientador )
Silvana Roberto
Título do projeto:Currículo de Ciências: estudo de registros e documentos ao longo de sua trajetória no Estado de São Paulo
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Thiago Scaquetti De Souza Lopez
Título do projeto:Características das Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental no Brasil - Um Estado da Arte (1980-2016)
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Valéria Aparecida de Oliveira
Título do projeto:A Educação em Astronomia na Formação Inicial de Professores de Física: Uma análise da produção acadêmica nacional.
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2020
Egressos
Adriana Regina de Oliveira Couto
Título do projeto:Educação Ambiental: Construção de um processo formativo na Educação Infantil em uma perspectiva crítica
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Alessandra Rodrigues Garcia de Lucena
Título do projeto:O professor que aprende enquanto ensina
Alexandra Marselha Siqueira Pitolli
Título do projeto:Escola e acontecimentos: desdobramentos professora-pesquisadora-material didático
Alik Wunder
Título do projeto:“Encontro das águas” na barra do ribeira: imagens entre experiências e identidades na escola.
Aline Rodrigues Kazitoris
Título do projeto:Argumentação e Ensino de Ciências: tendências da pesquisa nacional entre 1972 e 2014
Orientador: Jorge Megid Neto
Aline Tatiana Ribeiro Venerando
Título do projeto:As árvores que nos cercam: O trabalho com Botânica na Educação Infantil
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Ingresso: 2017
Alyne Franco Brandão Belizário
Título do projeto:A construção de conhecimentos em um Projeto de Horta numa classe de 2º ano do Ensino Fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Ana Lúcia Crisóstimo
Título do projeto:Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em educação ambiental: a busca do gesto musical autônomo.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Ana Maria de Brito Aires
Título do projeto:Contribuições da disciplina elementos de geologia para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-S.P.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
André Pietsch Lima
Título do projeto:Escritos sobre encontros, integração e currículo
Bruno Bernardo Galindo Lopes
Título do projeto:Livros Didáticos de Física e as inovações da pesquisa em educação em ciências
Orientador: Jorge Megid Neto
Daniela Franco Carvalho Jacobucci
Título do projeto:A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil
Orientador: Jorge Megid Neto
Débora Alexandra Casagrande Santos
Título do projeto:Educação ambiental: práticas e concepções em quatro organizações governamentais no estado de São Paulo.
Deise Dias Fahl
Título do projeto:Marcas do ensino escolar de ciências presentes em Museus e Centros de Ciências: um estudo da Estação Ciência – São Paulo e do Museu Dinâmico de Campinas MDCC
Orientador: Jorge Megid Neto
Elaine Silva Rocha Sobreira
Título do projeto:Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências para Crianças : Autoria e Interações em uma Proposta Educativa Explorando o Tema Energia
Orientador: Alessandra A. Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )
Elenise Cristina Pires Andrade
Título do projeto:Ser ou tornar-se humano: a concepção de ambiente na proposta curricular de ciências do Estado de São Paulo
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Eneida Ferro Rocha
Título do projeto:A prática pedagógica: rupturas e adaptações, avanços e recuos
Érica Speglich
Título do projeto:Entre as asas da Serra
Fabiana Aparecida de Carvalho
Título do projeto:Outros… com textos e passagens: Traços biológicos em obras de Monteiro Lobato
Fábio Gabriel Nascibem
Título do projeto:Espaços Educadores em Iniciativas de Recuperação de Áreas Degradadas.
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2019
Fernanda Malta Guimarães
Título do projeto:Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Orientador: Jorge Megid Neto
Flávia de Barros Ferreira Leão
Título do projeto:O que avaliam as avaliações de livros didático de ciências 1ª a 4ª séries do Programa Nacional do Livro Didático?
Orientador: Jorge Megid Neto
Gilberto Luiz de Azevedo Borges
Título do projeto:Formação de Professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar
Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira
Título do projeto:Os sons do ambiente - uma possibilidade de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Hosana Salete Curtt da Silva
Título do projeto:Artigos de divulgação científica e o ensino de ciências: concepções de ciencia, tecnologia, sociedade
Orientador: Jorge Megid Neto
Hylio Laganá Fernandes
Título do projeto:A fotografia como mediadora subversiva na produção do conhecimento
Isack Rocha Soares
Título do projeto:Analogias quantitativas em infográficos como estratégia didática no ensino de Ciências
Orientador: João Vilhete Viegas d'Abreu
Ingresso: 2017
Jorge Chinen
Título do projeto:O ambiente e o ensino de ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação continuada
Juliana Chioca Lopes Marteleto
Título do projeto:O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Juliana Silva Pedro Barbi
Título do projeto:Abordagem de Saúde em livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Karina Calça Mandaji
Título do projeto:Projeto “Brincando com a Luz” na Educação Infantil
Orientador: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão Filho ( Co-orientador )
Laura Orsi Machado
Título do projeto:O Ensino de Ciências em escolas alternativas
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2017
Lenir Morgado da Silva
Título do projeto:Estratégias de utilização de registro de representação semiótica na resolução de problemas matemáticos.
Leticia Dias Candido
Título do projeto:A linguagem matemática nas práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estado da arte de teses e dissertações nacionais (1972-2016)
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2017
Lilian Pereira Cruz
Título do projeto:Influências do “Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo” na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
Orientador: Jorge Megid Neto
Lucimara Del Pozzo
Título do projeto:As atividades experimentais nas avaliações dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
Orientador: Jorge Megid Neto
Marcela D’Ambrosio
Título do projeto:Ensino de evolução na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de livros didáticos
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Marcelo D’Aquino Rosa
Título do projeto:O uso do livro didático de Ciências por professores e alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um estudo de abrangência nacional
Orientador: Jorge Megid Neto
Marcelo Giraldi de Castro
Título do projeto:Entre especificidades e diferenças: olhares para representações de uma escola rural do município de Piracicaba, SP
Maria Clotilde Correa Curado
Título do projeto:Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência – um estudo de caso.
Maria da Conceição Rosa Cabral
Título do projeto:O paradigma mecanicista e a educação ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de ciências do Estado do Pará.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Marilac Luzia de Souza Leite Sousa Nogueira
Título do projeto:Práticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estude de teses e dissertações
Orientador: Jorge Megid Neto
Mateus de Fraga Rodarte
Título do projeto:Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema Ensino de Sistemática Filogenética para professores Ciências e Biologia
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Núria Araújo Marques
Título do projeto:Ensino de Ciências para Crianças: (re) conhecendo a diversidade alimentar no contexto escolar
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2018
Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon
Título do projeto:Educação em Astronomia nos Anos Iniciais
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2018
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Título do projeto:Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
Orientador: Jorge Megid Neto
Regina Célia Pinheiro da Silva
Título do projeto:Pesquisas sobre formação de professores / educadores para abordagem da educação sexual na escola.
Orientador: Jorge Megid Neto
Regina Helena Lombardo Perez
Título do projeto:Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de ciências.
Regina Helena Lombardo Perez
Título do projeto:Progressão continuada: mais um capítulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo.
Salatiel dos Santos Hergesel
Título do projeto:A participação do sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo (APEOESP) na formação político – pedagógica do professor.
Sílvia Maria Serrão
Título do projeto:Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da Reserva da Mata Santa Genebra, Campinas-SP.
Simone Cristina de Freitas Mesquita
Título do projeto:Projeto “O calendário e a medida do tempo”: ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Susana Oliveira Dias
Título do projeto:Quando o conhecimento encorpa em tela: imagens de um encontro entre a escola e a universidade.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Tânia Maria Lima Beraldo
Título do projeto:Caminhos do curso de pedagogia na modalidade parcelada: percalços e avanços de uma experiência desenvolvida pela UFMT no interior de Mato Grosso.
Thamires De Souza Nascimento
Título do projeto:As pesquisas sobre Ensino de Química e a Educação Inclusiva (1972-2016): um estado da arte baseado em teses e dissertações
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Colaboradores
Alexandre Shigunov Neto
Título do projeto:O estado da arte da formação inicial de professores de Física: a pesquisa acadêmica brasileira em dissertações e teses no período compreendido entre 1980 e 2017
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Edilson Duarte dos Santos
Título do projeto:A experimentação no ensino de ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995
Orientador: Jorge Megid Neto
Paulo Marcelo Marini Teixeira
Título do projeto:Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004) : um estudo baseado em dissertações e teses
Orientador: Jorge Megid Neto