Histórico

O FORMAR Ciências é um Grupo de Estudos e Pesquisas, da Faculdade de Educação da UNICAMP, que busca articular a produção acadêmica e demais conhecimentos na área de ensino de Ciências com os propósitos da formação inicial e continuada de professores.

Foi criado em meados de 1997, mas tem suas raízes na década de 1960, nos movimentos pioneiros que propuseram o início da renovação do ensino de Ciências no Brasil. Na ocasião, professores-pesquisadores que fazem parte do Grupo participaram de programas de renovação do ensino na referida área em várias instâncias de atuação: ensino em todos os níveis de escolaridade; formação inicial e continuada de professores no campo das Ciências Físicas e Naturais e das séries iniciais da Educação Básica; produção de material didático; e pesquisa acadêmica.

Suas atividades estão estritamente vinculadas ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UNICAMP, onde está inserido na Área Temática Ensino, Avaliação e Formação de Professores, além de manter estreita cooperação com o Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, do Instituto de Geociências/UNICAMP.

O seu programa de atividades, além da realização de eventos e de ações de formação continuada junto a professores da Educação Básica, o Grupo FORMAR Ciências desenvolve pesquisas coletivas do tipo ‘estado da arte’ em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, bem como orienta alunos de graduação e de pós-graduação, em iniciação científica, mestrado ou doutorado, na realização de suas pesquisas individuais. Suas principais linhas internas de pesquisa são: estudos documentais sobre o Ensino de Ciências e Educação Ambiental; formação inicial de professores para a área de Ciências; formação continuada de professores da área de Ciências; história do Ensino de Ciências; relações entre Ensino de Ciências e Educação Ambiental; desenvolvimento e avaliação de recursos didáticos em Ciências.

Uma das principais características da atuação do Grupo de Pesquisa é a busca de articulação entre a teoria e a prática, nas suas diferentes formas de manifestação na situação educacional, procurando eliminar ou atenuar a fragmentação do conhecimento, seja no processo escolar, seja nas atividades acadêmicas. Dessa maneira, o movimento cognitivo que procura articular a ação à reflexão pedagógica é tomado pelo Grupo como um princípio científico e educativo, norteando suas atividades de pesquisa e de ensino, bem como fomentando a integração entre ambas.

Nas atividades de formação continuada junto a professores da Educação Básica, o Grupo FORMAR Ciências participou, nos anos 1997-1998, do Programa de Educação Continuada (PEC), realizado mediante convênio de cooperação entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a UNICAMP. Por intermédio do Sub-Projeto Ensino de Ciências: Reflexões e Transformações na Prática Cotidiana, atendeu a cerca de 500 professores, oriundos de 68 municípios, subordinados à 14 Delegacias de Ensino. Como resultado da avaliação do PEC, nos anos subseqüentes, O Grupo FORMAR Ciências desenvolveu a proposta de Oficinas de Produção em Ensino de Ciências, realizada junto a professores de escolas públicas, em convênio com a APEOESP e, posteriormente, por solicitação de prefeituras municipais ou na interação com o Programa Teia do Saber.