5 de novembro de 2020
13h30 - 15h30
ABERTURA DO EVENTO
Prof. Livre-docente Renê José Trentin Silveira
Diretor da Faculdade de Educação - Unicamp
Profa. Dra. Juliana Rink
Coordenadora do Grupo FORMAR-Ciências - Unicamp
Prof. Me. Marcelo Esteves de Andrade
Instituto Federal do Espírito Santo
Presidente da Comissão Organizadora do X ENFOCO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: "Contribuições do ensino das ciências para a promoção da cidadania ambiental"
Prof. Dr. Pedro Guilherme Rocha dos Reis
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa - Portugal
Nesta comunicação apresenta-se uma definição do conceito de cidadania ambiental desenvolvida pela Rede Europeia de Cidadania Ambiental e, a partir dessa definição e de exemplos concretos desenvolvidos por docentes e alunos no âmbito de diversos projetos internacionais de pesquisa-ação, propõem-se estratégias e atividades de sala de aula e de formação de professores adequadas à promoção desse objetivo. Defende-se: a) a necessidade de uma cidadania informada e capacitada para a resolução dos problemas socioambientais que afetam a nossa sociedade; e b) a ação comunitária fundamentada em ciência como um dos principais aspetos da alfabetização científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de simples consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer. Assume-se: a) a educação como uma força democratizadora e um catalisador para o desenvolvimento individual e a transformação social; e b) a escola como um foro vivo para o diálogo libertador e não como uma instituição destinada ao ensino para o exame, a conformidade social e a competição entre os indivíduos e as sociedades.
Indicação de leitura feita pelo Prof. Pedro Reis durante a Conferência: E-book "Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education", disponível em https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-20249-1?fbclid=IwAR0l8M4LUV6oghhq_vcqMgmV5kKVANhTb19ixOxLBYB0qnLFDfCP5lFHL3A
Apresentação e Coordenação: Profa. Dra. Alessandra A. Viveiro
Faculdade de Educação - Unicamp
15h45 - 17h30 - MESA-REDONDA: "Diálogos entre Ensino de Ciências e Educação em Saúde no cenário da pandemia de COVID-19"
Prof. Dr. Douglas Verrangia Corrêa da Silva
CECH - DME - UFSCar
Profa. Livre-docente Mara Regina Lemes de Sordi
Faculdade de Educação - Unicamp
Apresentação e Coordenação: Prof. Dr. Jorge Megid Neto
Faculdade de Educação - Unicamp
* * * * * * * * * * * * * * * *
6 de novembro de 2020
10h00 - 11h30 - CONFERÊNCIA: "Améliorer l’apprentissage des élèves en modifiant les interactions professeur-élèves en classe de sciences" (Melhorar a aprendizagem dos alunos modificando as interações professor-aluno em classe de ciências)
Prof. Dr. Ludovic Morge
ACTé Laboratoire - Université Clermont Auvergne - França
Profa. Dra. Corinne Marlot
Haute École Pédagogique - Vaud (HEP- Vaud) - Suiça
Profa. Ma. Cláudia Roberta Küll
Haute École Pédagogique - Vaud (HEP- Vaud) - Suiça
Les politiques éducatives de nombreux pays invitent les enseignants à mettre en œuvre dans leurs classes un enseignement scientifique basé sur l’investigation (Inquiry based science education). Pour être efficace, la mise en œuvre de ce type d’enseignement nécessite d’acquérir des compétences professionnelles spécifiques, notamment concernant les interactions enseignant-élèves. Le but de cette conférence est d’identifier ces compétences spécifiques, de voir comment elles peuvent être acquises par les enseignants de sciences et d’évaluer leur impact sur la pratique de classe et les performances des élèves.
(As políticas educativas de numerosos países convidam os professores a colocarem em prática em suas classes um ensino científico baseado na investigação (Inquiry based science education). Para ser eficaz, a implementação deste tipo de ensino requer a aquisição de competências profissionais específicas, em especial, relativas às interações professor-alunos. O objetivo desta conferência é de identificar estas competências específicas, de ponderar como elas podem ser adquiridas pelos professores de ciências e de avaliar seus impactos sobre a prática de classe, bem como na performance dos alunos.)
Apresentação e Coordenação: Prof. Dr. Fernando Paixão
Instituto de Física "Gleb Wataghin" - Unicamp
* * *
13h30 - 15h30 - MESA-REDONDA: "Crise ambiental: desafios e perspectivas para o campo da Educação Ambiental"
Prof. Dr. Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril
Faculdade UnB-Planaltina - UnB
Dra. Raquel Trajber
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)/MCTI/Brasil
Apresentação e Coordenação: Profa. Dra. Juliana Rink
Faculdade de Educação - Unicamp
* * *
15h45 - 17h30 - CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: "Divulgação Científica e formação crítica de professores de ciências"
Prof. Livre-docente Marcelo Giordan
Titular da Faculdade de Educação - USP
A formação de professores de ciências será abordada a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural com ênfase no desenvolvimento da crítica para a construção de problemas de caráter sócio-científico. As aproximações das esferas social e científica são mediadas, entre outros, pela Escola e pela Divulgação Científica, o que nos faz refletir sobre aspectos gerais da Cultura Científica na formação de professores. Nessa imbricação de temas, estabeleceremos o diálogo com os participantes do ENFOCO no sentido de reconhecer limites e possibilidades da Divulgação Científica para a formação crítica de professores de ciências.
Apresentação e Coordenação: Prof. Dr. Jorge Megid Neto
Faculdade de Educação - Unicamp