Programação do IX ENFOCO

1. Geoideias: práticas de Geociências na Educação Básica.

Responsável: Prof. Dr. Roberto Greco (IG – Unicamp)

Esse minicurso apresenta e explica algumas das atividades para o ensino de geociências em sala de aula disponíveis no site http://www.earthlearningidea.com/. Esse projeto foi lançado em 2008 no Ano Internacional do Planeta Terra e já tem um acervo de mais de 200 atividades traduzidas em outras línguas, inclusive em língua brasileira para uma equipe do Instituto de Geociências da Unicamp. Essas atividades se baseiam em uma pesquisa de aceleração cognitiva. São atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula com materiais simples e de baixo custo para intender melhor processos das geociências. Tem atividades que são utilizam a imaginação e a criatividade dos alunos. Em algumas atividades o professor apresenta modelos, em outras os alunos participam de forma ativa. Mais de 3 milhões de downloads realizado para professores ao redor do mundo dá uma dimensão do sucesso da iniciativa.

Local: Sala ED01 – Prédio Anexo

 

2. Mídias e Educação Escolar em Ciências.

Responsáveis: Profa. Dra. Claudia Amoroso Bortolato (PECIM – Unicamp); Profa. Ma. Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias (PPGE – Unicamp); Prof. Me. Henrique de Carvalho Calado (PPGE – Unicamp)

A partir dos estudos da História das Disciplinas Escolares (Goodson, 1997, 2001, 2011; Iglesias, 2014) e Teorias de Currículo (Lopes e Macedo, 2011), serão discutidas questões sobre interdisciplinaridade (Rosa, 2007; Veiga Neto, 2011; Petrucci-Rosa e Bortolato, 2013; Moura, 2014) e as propriedades do uso de mídias na sala de aula (Bortolato, 2015). Os professores são tomados como sujeitos da experiência e narradores que constituem suas práticas por meio de diferentes táticas. No conjunto de tais pesquisas, pretende-se também focalizar os resultados advindos de investigação que mapeia os movimentos em torno da formação disciplinar/interdisciplinar.

Local: Sala ED02 – Prédio Anexo

 

3. Uso de massa de modelar como estratégia didática para o Ensino de Botânica.

Responsável: Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos (IFSP São Roque)

Modelos tridimensionais podem ser excelentes ferramentas para aprender e ensinar botânica. A construção de estruturas variadas de plantas (flores, frutos, raízes, caules etc.) por meio de massa de modelar e materiais de baixo custo é apoiada por diversos autores. Esta oficina é constituída por uma parte teórica e uma parte prática, durante a qual os participantes coletarão material botânico nas imediações da Faculdade de Educação da Unicamp e confeccionarão estruturas botânicas com os materiais didáticos. Ao final da oficina, os participantes comentarão brevemente sobre suas produções, dificuldades e potencialidades para o ensino de botânica em diversos níveis educacionais.

Local: Sala ED04 – Prédio Anexo

 

4. O tratamento interdisciplinar nos Livros Didáticos de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Responsáveis: Prof. Me. Diego da Silva Gallet (Prefeitura Municipal de Campinas); Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PPGE – PUC Campinas)

O presente minicurso tem por objetivo proporcionar uma reflexão acerca de atividades interdisciplinares trazidas pelos Livros Didáticos de Ciências por meio sua identificação e análise nos livros de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz das concepções sobre a temática “interdisciplinaridade” que serão abordadas ao longo do minicurso.

Local: Sala ED05 – Prédio Anexo

 

5. Criação de Jogos digitais integrado ao currículo de ciências.*

Responsáveis: Profa. Ma. Elaine Silva Rocha Sobreiro (Centro Educacional Pioneiro e HackEduca); Profa. Ma. Verônica Gomes dos Santos (Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e HackEduca)

Nesse minicurso os participantes terão a oportunidade de conhecer a programação básica em Scratch, aprendendo a criar jogos para iniciantes, integrados aos conteúdos curriculares de ciências do ensino fundamental. O Scratch consiste em uma linguagem de programação por blocos fácil e acessível para alunos à partir de 8 anos de idade e permite criar jogos, animações, simulações, narrativas animadas, dentre outros, de acordo com a criatividade do autor. É utilizado na educação por educadores de diferentes segmentos (desde os anos iniciais do ensino fundamental à universidade). No Ensino de Ciências permite trabalhar com uma diversidade de possibilidades. O participante aprenderá a criar um jogo digital, além de ter base para pesquisar e se aventurar em outras propostas utilizando o Scratch.

Local: Sala ED06 – Prédio Anexo