Integrantes
Docentes
Pós-Graduandos
Beatriz Caroline Paduanello Durlin
Título do projeto:ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE A SEGURANÇA DO CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS À LUZ DA PRÁTICA SOCIAL DA CIÊNCIA
Orientador: Aldo Aoyagui Gomes Pereira
Ingresso: 2024
Bruno Xavier Duarte
Título do projeto:Atividades experimentais no laboratório de Física no contexto do ensino superior: uma análise de publicações em periódicos selecionados (2011-2021)
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2023
Carla Terra
Título do projeto:PRÁTICAS ESCOLARES DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1972-2016)
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2017
Carla Terra
Título do projeto:A qualidade das pesquisas em Ensino de Física: Um estudo a partir da produção acadêmica brasileira entre 1972 e 2021
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2022
Daniel Fernando Matsuzaki da Silva
Título do projeto:Ciências Naturais: observação intencional, problematização e construção de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho
Ingresso: 2017
Érika Fabiola da Silva Maia
Título do projeto:Práticas avaliativas nas pesquisas da área de Ensino de Ciências nos finais do Ensino Fundamental [1972-2016]
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Karina Luiza da Silva Fernandes
Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil
Orientador: Jorge Megid Neto
Karina Luiza da Silva Fernandes
Título do projeto:Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil
Orientador: Jorge Megid Neto
Nayara Cristina Borges Vital Santos
Título do projeto:
Silmara Rodrigues Domingues
Título do projeto:Recursos audiovisuais em livros didáticos das disciplinas científicas do Ensino Médio: análise de sugestões e propostas
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Silvana Roberto
Título do projeto:Currículo de Ciências: estudo de registros e documentos ao longo de sua trajetória no Estado de São Paulo
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Silvana Roberto
Título do projeto:Sequência Didática sobre Dengue: Uma Proposta Pedagógica Desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental
Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho, Jorge Megid Neto ( Co-orientador )
Thiago Scaquetti De Souza Lopez
Título do projeto:Características das Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental no Brasil - Um Estado da Arte (1980-2016)
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Valéria Aparecida de Oliveira
Título do projeto:A Educação em Astronomia na Formação Inicial de Professores de Física: Uma análise da produção acadêmica nacional.
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2020
Egressos
Adriana Regina de Oliveira Couto
Título do projeto:Educação Ambiental: Construção de um processo formativo na Educação Infantil em uma perspectiva crítica
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Alessandra Rodrigues Garcia de Lucena
Título do projeto:O professor que aprende enquanto ensina
Alexandra Marselha Siqueira Pitolli
Título do projeto:Escola e acontecimentos: desdobramentos professora-pesquisadora-material didático
Alik Wunder
Título do projeto:“Encontro das águas” na barra do ribeira: imagens entre experiências e identidades na escola.
Aline Rodrigues Kazitoris
Título do projeto:Argumentação e Ensino de Ciências: tendências da pesquisa nacional entre 1972 e 2014
Orientador: Jorge Megid Neto
Aline Tatiana Ribeiro Venerando
Título do projeto:As árvores que nos cercam: O trabalho com Botânica na Educação Infantil
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Ingresso: 2017
Alyne Franco Brandão Belizário
Título do projeto:A construção de conhecimentos em um Projeto de Horta numa classe de 2º ano do Ensino Fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Ana Lúcia Crisóstimo
Título do projeto:Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em educação ambiental: a busca do gesto musical autônomo.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Ana Maria de Brito Aires
Título do projeto:Contribuições da disciplina elementos de geologia para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-S.P.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
André Pietsch Lima
Título do projeto:Escritos sobre encontros, integração e currículo
Bruno Bernardo Galindo Lopes
Título do projeto:Livros Didáticos de Física e as inovações da pesquisa em educação em ciências
Orientador: Jorge Megid Neto
Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura
Título do projeto:Ciência para todos: o papel das feiras de ciências escolares no letramento científico de estudantes do semiárido potiguar
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2019
Daniela Franco Carvalho Jacobucci
Título do projeto:A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil
Orientador: Jorge Megid Neto
Débora Alexandra Casagrande Santos
Título do projeto:Educação ambiental: práticas e concepções em quatro organizações governamentais no estado de São Paulo.
Deise Dias Fahl
Título do projeto:Marcas do ensino escolar de ciências presentes em Museus e Centros de Ciências: um estudo da Estação Ciência – São Paulo e do Museu Dinâmico de Campinas MDCC
Orientador: Jorge Megid Neto
Elaine Silva Rocha Sobreira
Título do projeto:Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências para Crianças : Autoria e Interações em uma Proposta Educativa Explorando o Tema Energia
Orientador: Alessandra A. Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )
Elenise Cristina Pires Andrade
Título do projeto:Ser ou tornar-se humano: a concepção de ambiente na proposta curricular de ciências do Estado de São Paulo
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Eneida Ferro Rocha
Título do projeto:A prática pedagógica: rupturas e adaptações, avanços e recuos
Érica Speglich
Título do projeto:Entre as asas da Serra
Fabiana Aparecida de Carvalho
Título do projeto:Outros… com textos e passagens: Traços biológicos em obras de Monteiro Lobato
Fábio Gabriel Nascibem
Título do projeto:Espaços Educadores em Iniciativas de Recuperação de Áreas Degradadas.
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2019
Fernanda Malta Guimarães
Título do projeto:Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Orientador: Jorge Megid Neto
Flávia de Barros Ferreira Leão
Título do projeto:O que avaliam as avaliações de livros didático de ciências 1ª a 4ª séries do Programa Nacional do Livro Didático?
Orientador: Jorge Megid Neto
Gilberto Luiz de Azevedo Borges
Título do projeto:Formação de Professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar
Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira
Título do projeto:Os sons do ambiente - uma possibilidade de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Hosana Salete Curtt da Silva
Título do projeto:Artigos de divulgação científica e o ensino de ciências: concepções de ciencia, tecnologia, sociedade
Orientador: Jorge Megid Neto
Hylio Laganá Fernandes
Título do projeto:A fotografia como mediadora subversiva na produção do conhecimento
Isack Rocha Soares
Título do projeto:Analogias quantitativas em infográficos como estratégia didática no ensino de Ciências
Orientador: João Vilhete Viegas d'Abreu
Ingresso: 2017
Jessica Prudencio Trujillo Souza
Título do projeto:NATURALIZAÇÃO DO SER HUMANO E HUMANIZAÇÃO DA NATUREZA: UMA COLCHA COMPOSTA POR MUITOS RETALHOS
Orientador: Sandro Tonso
Ingresso: 2017
Jessica Prudencio Trujillo Souza
Título do projeto:Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental”
Ingresso: 2014
João Pedro Mardegan Ribeiro
Título do projeto:Educação Ambiental em Feiras de Ciências: o caso da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2021
Jorge Chinen
Título do projeto:O ambiente e o ensino de ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação continuada
Juliana Chioca Lopes Marteleto
Título do projeto:O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Juliana Silva Pedro Barbi
Título do projeto:Abordagem de Saúde em livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Karina Calça Mandaji
Título do projeto:Projeto “Brincando com a Luz” na Educação Infantil
Orientador: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão Filho ( Co-orientador )
Laura Orsi Machado
Título do projeto:O Ensino de Ciências em escolas alternativas
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2017
Lenir Morgado da Silva
Título do projeto:Estratégias de utilização de registro de representação semiótica na resolução de problemas matemáticos.
Leticia Dias Candido
Título do projeto:A linguagem matemática nas práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estado da arte de teses e dissertações nacionais (1972-2016)
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2017
Lilian Pereira Cruz
Título do projeto:Influências do “Projeto de Ensino Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo” na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
Orientador: Jorge Megid Neto
Lucimara Del Pozzo
Título do projeto:As atividades experimentais nas avaliações dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
Orientador: Jorge Megid Neto
Marcela D’Ambrosio
Título do projeto:Ensino de evolução na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de livros didáticos
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Marcelo D’Aquino Rosa
Título do projeto:O uso do livro didático de Ciências por professores e alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um estudo de abrangência nacional
Orientador: Jorge Megid Neto
Marcelo Esteves de Andrade
Título do projeto:As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Um estudo em teses e dissertações de 1972 a 2021
Orientador: Alessandra A. Viveiro, João Vilhete Viegas d'Abreu ( Co-orientador )
Ingresso: 2019
Marcelo Giraldi de Castro
Título do projeto:Entre especificidades e diferenças: olhares para representações de uma escola rural do município de Piracicaba, SP
Maria Clotilde Correa Curado
Título do projeto:Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência – um estudo de caso.
Maria da Conceição Rosa Cabral
Título do projeto:O paradigma mecanicista e a educação ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de ciências do Estado do Pará.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Marilac Luzia de Souza Leite Sousa Nogueira
Título do projeto:Práticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estude de teses e dissertações
Orientador: Jorge Megid Neto
Mateus de Fraga Rodarte
Título do projeto:Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema Ensino de Sistemática Filogenética para professores Ciências e Biologia
Orientador: Fernando Santiago dos Santos
Núria Araújo Marques
Título do projeto:Ensino de Ciências para Crianças: (re) conhecendo a diversidade alimentar no contexto escolar
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2018
Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon
Título do projeto:Educação em Astronomia nos Anos Iniciais
Orientador: Alessandra A. Viveiro
Ingresso: 2018
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Título do projeto:Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
Orientador: Jorge Megid Neto
Regina Célia Pinheiro da Silva
Título do projeto:Pesquisas sobre formação de professores / educadores para abordagem da educação sexual na escola.
Orientador: Jorge Megid Neto
Regina Helena Lombardo Perez
Título do projeto:Progressão continuada: mais um capítulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo.
Regina Helena Lombardo Perez
Título do projeto:Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de ciências.
Salatiel dos Santos Hergesel
Título do projeto:A participação do sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo (APEOESP) na formação político – pedagógica do professor.
Sílvia Maria Serrão
Título do projeto:Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da Reserva da Mata Santa Genebra, Campinas-SP.
Simone Cristina de Freitas Mesquita
Título do projeto:Projeto “O calendário e a medida do tempo”: ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador: Jorge Megid Neto
Susana Oliveira Dias
Título do projeto:Quando o conhecimento encorpa em tela: imagens de um encontro entre a escola e a universidade.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Tânia Maria Lima Beraldo
Título do projeto:Caminhos do curso de pedagogia na modalidade parcelada: percalços e avanços de uma experiência desenvolvida pela UFMT no interior de Mato Grosso.
Thamires De Souza Nascimento
Título do projeto:As pesquisas sobre Ensino de Química e a Educação Inclusiva (1972-2016): um estado da arte baseado em teses e dissertações
Orientador: Juliana Rink
Ingresso: 2019
Colaboradores
Alexandre Shigunov Neto
Título do projeto:O estado da arte da formação inicial de professores de Física: a pesquisa acadêmica brasileira em dissertações e teses no período compreendido entre 1980 e 2017
Orientador: Jorge Megid Neto
Ingresso: 2019
Edilson Duarte dos Santos
Título do projeto:A experimentação no ensino de ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995
Orientador: Jorge Megid Neto
Paulo Marcelo Marini Teixeira
Título do projeto:Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004) : um estudo baseado em dissertações e teses
Orientador: Jorge Megid Neto