Professores

Alessandra Aparecida Viveiro  

 

 

 

 

Professora doutora na Faculdade de Educação - UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM - UNICAMP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (UNESP), pesquisadora dos Grupos Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais (UNESP), Grupo de Estudo e Pesquisa Ciência e Ensino - gepCE (UNICAMP) e FORMAR-Ciências (UNICAMP). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela USP, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP. Possui experiência como docente na Educação Básica. No Ensino Superior, atuou junto à UFSCar, UnB e UNESP. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de ensino de ciências, educação ambiental e formação de professores. 

Currículo Lattes

 

Carolina Messora Bagnolo    

 

 

 

 

Possui graduação em Ciências Sociais (UNICAMP, 2002), mestrado em Sociologia (IFCH-UNICAMP, 2005) e doutorado em Educação (FE-UNICAMP, 2012). Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM-UNICAMP) e professora efetiva no Colégio Técnico de Limeira (COTIL-UNICAMP). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação ambiental e sociologia educacional.

Currículo Lattes

 

Fernando Paixão    

 

 

 

 

Possui graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal da Paraíba(1972), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas(1976), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas(1980) e pós-doutorado pela Joint Institute For Laboratory Astrophysics(1985). Atualmente é Professor associado da Universidade Estadual de Campinas, Revisor de periódico da the physical review letters e Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular. Atuando principalmente nos seguintes temas:Alinhamento e Orientacao, Aplicacao de Grupos Unitarios, Colisao Eletron-Atomo, Efeitos de Muitos Corpos, Espectro Rotovibracional Molecular e Regras de Selecao.

Currículo Lattes

 

Fernando Santiago dos Santos

Professor Associado (nível D401) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São Roque (IFSP-SRQ); professor colaborador e pesquisador do PECIM - Faculdade de Educação da Unicamp (https://www.fe.unicamp.br/pecim/) desde setembro de 2015, como orientador de mestrado e doutorado e professor de disciplinas do mestrado. Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (USP, 2009), Mestre em História da Ciência (PUC-SP, 2003) e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UNICAMP, 1993). Possui certificados em Seminários Internacionais (cursos de extensão ou curta duração): Executivo Internacional (Universidade da Califórnia em Irvine, EUA, 2000 e 2005), Políticas Públicas (Harris School of Business, Universidade de Chicago, EUA, 2007) e Cultura e Negócios na China (The Chinese University of Hong Kong, Hong Kong, 2010). Foi coordenador pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP-SRQ em 2011, coordenador de Pesquisa e Inovação no IFSP-SRQ e presidente do Comitê de Iniciação Científica em 2014 e coordenador de área do subprojeto do Pibid-Capes (2011-2016) no IFSP-SRQ. Foi bolsista da Fapesp (1990-1991) e da Capes (2001-2003; 2011-2016). Atualmente, é líder dos grupos de pesquisa do IFSP-SRQ "Flora criptogâmica, fungal e fanerogâmica da região de São Roque - SP" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2086174789599605) e "Ensino de Ciências e Biologia" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8684344557332224). Mantém parceria ativa com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP) e com a Universidade do Minho, em Braga (UMinho, Portugal). Idealizador e coordenador do Laboratório de Ensino de Botânica, Herbário IFSR, Micoteca e Carpoteca do Herbário IFSR, todos no IFSP-SRQ. Coordenador do laboratório de Botânica do IFSP-SRQ e do arboreto do câmpus. Publicou/organizou livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, artigos em revistas eletrônicas e diversos textos em resumos e anais de congressos, além de ter ministrado mais de 200 atividades docentes, entre palestras, minicursos e workshops no Brasil e no exterior (Chile, Japão, EUA e Portugal). A coleção "Ser Protagonista - Biologia" (de que participou como um dos autores e coordenadores) foi aprovada pelo FNDE no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para circulação nacional em 2012, 2015 e 2018. A coleção "Universos - Ciências" foi aprovada para o PNLD 2017. Atua em ensino de Ciências e Biologia (particularmente botânica); pesquisa em Botânica (taxonomia de fanerógamas e criptógamas); desenvolvimento de materiais didáticos (ciências/biologia); capacitação e treinamento de professores de ciências/biologia. Tem experiência em ensino, coordenação, pesquisa, tradução e autoria de textos. Filiado à ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) como professor/pesquisador desde janeiro de 2017 e à IHPSSB (international society for the history, philosophy and social studies of biology). Professor e pesquisador do grupo "Formar" - FE/Unicamp (http://www.formar.fe.unicamp.br/quem-somos/professores). Membro da Comissão de Elaboração do curso de Pós-Gradução Lato Sensu (Especialização) em Ensino de Ciências do IFSP Campus São Roque e da Comissão Organizadora da VI Jornada de Produção Científica e Tecnológica do IFSP São Roque. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes

 

Ivan Amorosino do Amaral    

 

 

 

 

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1968), graduação em Licenciatura Em Geologia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Geologia Geral e de Aplicação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ciências -currículo e metodologia do ensino, ensino de geociências e formação continuada de professores. 

Currículo Lattes

 

João Vilhete Viegas d'Abreu

Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica (2002) pela mesma Universidade. Desenvolve estudos que têm como foco a Robótica Pedagógica, ou seja, implementação de ambientes de aprendizagens que permitem a interação de pessoas com o computador e outros recursos digitais. Coordenou projetos que envolvem desenvolvimento de dispositivos robóticos para fins educacionais, dispositivos para pessoas com deficiência, tecnologias e mídias interativas na escola. É pesquisador B no Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED/UNICAMP, exercendo atualmente a coordenação deste Núcleo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase na eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica pedagógica, educação, computação, construção de dispositivos para pessoas com deficiência, ferramentas computacionais, tecnologia educacional e formação continuada de professores. 

Currículo Lattes

 

Jorge Megid Neto    

 

 

 

 

Possui Licenciatura em Física pela UNICAMP (1981), mestrado em Educação/Ensino de Física (1990) e doutorado em Educação/Ensino de Ciências (1999) ambos pela UNICAMP. Foi professor de Física do ensino médio entre 1979 e 1995. Desde 1996 é professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase no campo da Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, pesquisas do estado da arte, formação inicial e continuada de professores, avaliação de materiais didáticos. Foi diretor da FE-UNICAMP de 2004 a 2008 e diretor associado de 2000 a 2004. Atualmente é Coordenador de Extensão da FE-Unicamp e Coordenador do Programa Multiunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP.

Currículo Lattes

 

Juliana Rink 

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Especialização em Gestão Educacional (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Educação Ambiental.

Currículo Lattes

 

Mariley Simões F. Gouveia

 

 

 

 

Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Pós-Graduação em Psicologia da Educação - Ponticifica Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é voluntário matr.283770 da Faculdade de Educação - UNICAMP e voluntário matricula 283770 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino de ciencias, formação continuada, relação teoria e prática, ciências e produção de conhecimento.

Currículo Lattes

 

Oscar Braz M. Negrão

 

 

 

 

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo(1968), mestrado em GEOCIENCIAS pela Universidade de São Paulo(1983) e doutorado em METODOLOGIA DE ENSINO pela Universidade Estadual de Campinas(1997). Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:especialização, Ensino de Geociências. 

Currículo Lattes 

 

Sandro Tonso

​​​​​​

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia (ex-CESET) da Universidade Estadual de Campinas, atuando em pesquisa, ensino e extensão na área da Educação Ambiental, Ambientalização no Ensino Superior, Trabalhos Comunitários, Coletivos Educadores, Formação de Educadores Ambientais em parceria com variadas instituições governamentais, não-governamentais e comunidades da sociedade em geral.

Curriculo Lattes